saeco 2014: apresentação de trabalhos

Escrito por Henrique Kiyoshi Ishihara e Léa Cristina da Rosa
 

Pacto de classes do Plano Real,

Trabalho  apresentado por Tiago Mateus de Azevedo formado em Ciências Econômicas

Sera apresentado por tópicos citando alguns pontos abordados na apresentação do trabalho.

- Teoria Marxista;

- Governo PT deu continuidade no tripé econômico criado pelo governo do PSDB portanto não houve uma ruptura drástica de modelo;

- Impacto: controle de inflação, estabilidade;

- Hiperinflação: começou com a crise do petróleo em 1980;

- Fundo de pensão é o fator que faz com que os sindicatos fiquem mais estaveis no governo FHC ( Fernando Henrique Cardoso) e Lula devido ao sistema financeiro;

- As privatizações foram uma forma de atrair capital externo para melhorar o ganho com o setor financeiro;

- Vitória do Lula: graças ao desgaste do governo anterior com a politica de redução de salarios e a politica fiscal ultra regressiva, alem da capacidade de manutenção do pacto estabelecido;

- Tripé= Valorização Cambio+ Juros Altos+ Controle Fiscal = Brasil cresce pouco em cenário periférico e o Plano não funciona causando um arrocho salarial.

 

saeco 2014: apresentação de trabalhos

Escrito por Léa Cristina da Rosa
 

Economia Catarinense: Uma breve análise sobre os maiores municipios de Santa Catarina 

trabalho apresentado por Maísa Goulart Ribeiro e Thiago Balbo Batista Acadêmicos de Graduação de Ciências Econômicas

O objetivo geral era apresentar e comparar alguns indicadores entre os municipios de Florianópolis, Itajaí e Joinville que são as cidades de maior representatividade no Estado de Santa Catarina.

O objetivo geral era delinear as tendências de crescimento econômico com base nos dados de periodos anteriores.

Sera separado por topicos alguns pontos mensionados na apresentação do trabalho:

- Como a economia está afetando as pessoas dos municipios;

- A cidade mais populosa é a de Joinville seguida por Florianópolis e Itajaí;

- Itajaí possui um PIB discrepante em relação aos outros municipios sendo até mais que o dobro do PIB do estado de Santa Catarina

- Participação da agropecuária, sendo principalmente familiar a agricultura nessas cidades;

- Itajaí e Florianópolis possuem grande participação do setor pesqueiro, enquanto Joinville tem maior influência de cereais e grãos na economia do municipio;

- Participação da Industria

- Joinville é o 1° polo industrial do estado e o 3° da Região Sul;

- Joinville representa 46% na participação industrial, enquanto Itajaí com 15,6% e Florianópolis com 13,6% estão baseados na construção civil

- Participação de serviços

- Florianópolis representa 86,2%, baseados no turismo- gastronomia, empresas de comunicação, centros de TI (Técnologia de Informação);

- Itajaí 84%, baseado no porto, na logistica e nos seguros de transporte;

- Joinville com 53,8%;

- O porto de Itajai possibilitou um desenvolvimento da cidade, o que provavelmente ira fazer com que a cidade tera um PIB per capita maior que o de Joinville futuramente, ainda não é possivel afirmar com toda certeza, mas Itajai vem mostrando ter espaço para mais crescimento e desenvolvimento, enquanto Joinville esta com espaço limitado.

Joinville

Florianópolis

Itajaí

SAECO 2014: Mini Curso de Excel

 

Escrito por Henrique Kiyoshi Ishihara

 

    Nos dias 19 e 21 de Novembro, ocorreram as aulas do Mini Curso de Excel, ministrado pelo economista Gabriel Ursini (UFSC) no LabMec do CSE. O Curso de Excel é ministrado em 3 meses e portanto Ursini afirmou que o Mini Curso teria que ser bastante condensado e infelizmente não poderia ensinar todas as técnicas do curso integral. Portanto foi elaborado um Mini Curso que visasse ensinar as técnicas mais úteis para o dia-a-dia de um economista.

 

    Dentre as funções ensinadas, destacam-se: PROCV, PROCH, SOMASE, SE e CONCATENAR. Essas são funções que facilitam bastante a criação e análise de relatórios, pois através delas é possível analisar com maior profundidade sob diversas variáveis de forma prática e rápida.

 

    No dia 21, foi ensinado como elaborar diversos gráficos e como utilizá-los no dia-a-dia de um economista, como por exemplo a utilização de gráficos para analisar uma carteira de ações ou para analisar cenários através de índices econômicos. 

 

 

SAECO 2014: Mesa "O responsável pela estabilização?"

Escrito por Henrique Kiyoshi Ishihara

 

    Na última quinta-feira, dia 20 de novembro, aconteceu a mesa de discussão com o tema "O responsável pela estabilização". Participaram desta mesa André Martins Biancarelli (UNICAMP) e José Antonio Martins (UFSC). A discussão da mesa foi bastante reflexiva, pois os dois palestrantes buscaram falar sobre o processo histórico brasileiro e a partir disto esmiuçaram as causas. 

 

    Biancarelli comentou a problemática da inflação na década de 80 no Brasil e a partir disso explicou que existem múltiplos motivos para que ela ocorra, como por exemplo a exportação de inflação, os gastos excessivos do governo, a baixa taxa de juros, a taxa de câmbio e entre outros. Segundo Biancarelli, o uso da taxa de câmbio para controle da inflação é bastante eficiente, porém nem sempre é a melhor escolha a longo prazo.

 

    Já Martins, buscou falar sobre a questão da produtividade, pois para ele a política monetária deveria ser focada nos setores produtivos e portanto resolveu comprar o Brasil com os Estados Unidos. Martins dizia que é a produção industrial quem dá o conteúdo e os limites da moeda nacional e que portanto os Estados Unidos buscam divulgar rapidamente relatórios bem elaborados sobre o PIB estadunidense, e assim a partir deles, elaborarem políticas econômicas. Quanto ao Brasil, o palestrante José Antonio Martins afirmava, num tom sarcástico, que a produtividade e o mercado financeiro brasileiro eram fracos perto da economia estadunidense.

 

 

 

SAECO 2014: plano real e a questão da dívida pública

Escrito por Thulyani Duarte Santos.
 
    Nesta sexta-feira (21/11/2014) às 8h30min aconteceu a penúltima mesa da SAECO, composta pelo Rodrigo Vieira de Ávila (Auditória Cidadã da Dívida) e  Daniel da Cunda Corrêa da Silva (UFSC) que debateram sobre a questão da dívida pública com o Plano Real. A última mesa acontecerá hoje também, às 18h30min.
 
    Foi levantado pelo Sr. Rodrigo a questão do orçamento geral da união, na qual 40,30% é enviado para pagamentos de juros e amortizações da dívida e acaba deixando outros setores em estado precário. Podemos citar por exemplo a educação onde somente 3,70% é investido, que além de ser uma quantidade mínima é dividida entre as Universidades e Institutos Federais, salários dos docentes e entre outras necessidades escolares. 
Imagem:  Orçamento Geral da União (Executado em 2013) Total = R$ 1,783 trilhão
 

    "O Plano Real entrou para a história como o episódio que acabou com a inflação e inaugurou um novo ciclo de desenvolvimento econômico. Mas para chegar até o real foram feitas outras tentativas de acabar com a escalada dos preços. A primeira delas aconteceu em 1986, durante o governo de José Sarney. Era o Plano Cruzado, que congelaria os preços por alguns meses, até se tornar insustentável. Depois dele, vieram Bresser, Verão e o Plano Collor, com seu traumático confisco das poupanças. Todos tiveram um resultado positivo nos primeiros meses de vigência, mas nenhum foi bem-sucedido no longo prazo." (ÉPOCA NEGÓCIOS,2014)

    Resaltou-se também, o crescente acúmulo das reservas cambiais no país. Com a promessa de receberam os juros mais altos do mundo especuladores nacionais e extrangeiros trouxeram em grande escala seus dólares para o Brasil. Com o dólar em abudância no BC, houve a desvalorização do mesmo, lei da oferta e da procura.
 
    "Portanto, este suposto marco histórico divulgado pelo governo esconde, na realidade, uma verdadeira reciclagem do velho mecanismo de espoliação da dívida externa, com uma nova máscara: o endividamento "interno". Este mecanismo é altamente rentável aos investidores estrangeiros, uma vez que, desta forma, eles ficam imunes à desvalorização da moeda americana, recebendo seus lucros e juros em uma moeda que não pára de se fortalecer frente ao dólar." (ÁVILA,2008)
 
 
 

SAECO 2014: Plano Real e o pacto de classes

Escrito por Paula Neves

    Ontem na quarta-feira (19 de novembro), foi sediada no mini-auditório de Economia e Relações Internacionais da UFSC, uma mesa com três participantes (Glaucia Angelica – UFRGS, Nildo Domingos Ouriques – UFSC; Nilson Araújo de Souza) debatendo sobre os 20 anos de Plano Real, que se completou recentemente. Com opiniões distintas sobre a temática, diversas óticas foram apresentadas e examinadas, gerando uma interessante quarela. Em seguida, foi aberto ao público fazer questionamentos aos professores participantes.

    Houve uma reflexão sobre os impactos gerados na sociedade, nos movimentos sociais, na burguesia industrial e no mercado. As consequências de debelar a hiperinflação que assombrava o país em 1994, juntamente com a indexação, e toda a conjuntura passada, devem ser analisadas para compreender a situação atual e futura da frágil economia brasileira.

    O tema será retomado novamente hoje (20 de Novembro) no mesmo local, ás 18:30, porém o foco basilar será: “Plano Real - Responsável pela estabilização?”, e os participantes da mesa serão o professor da Unicamp André Martins Biancarelli, e o professor da UFSC José Antonio Miranda. Vale a pena conferir. 

De 19 a 21 de novembro acontecerá a IX Semana Acadêmica de Economia (SAECO 2014)

    Escrito por Henrique Kiyoshi Ishihara

    O Centro Acadêmico Livre de Economia (CALE) promove a IX edição da Semana Acadêmica de Economia (SAECO). O tema escolhido desse ano é os 20 anos do Plano Real. O objetivo será discutir a economia brasileira numa perspectiva ampla tendo como pano de fundo o Plano Real.

    Serão ao todo seis mesas, distribuídas nos períodos da manhã e da noite, entre os dias 19 e 21 de novembro no auditório do CSE. No período da tarde ocorrerão minicursos e grupos de discussões. A entrada é gratuita e quem não puder comparecer, poderá assitir a transmisão online que será disponibilizada no site da UFSC. Quem comparecer em uma das atividades, poderá receber certificados. 

    A programação completa com horários e palestrantes pode ser baixada  por aqui: Folder SAECO 2014 20 Anos do Plano Real (Oficial).pdf (1044259).

    Para mais informações visite: www.caleufsc.wordpress.com ou o  evento do Facebook.

comparação de boletins de ocorrência registrados de 2012 e 2013 na Universidade federal de santa catarina (ufsc)

Escrito por Léa Cristina da Rosa
 

 Pode-se observar ocorrencias que são mais frequentes no campus universitario,  é possivel  fazer um  comparativo entre os dois anos de 2012 e 2013, os dados de 2014 ainda não estavam disponiveis. Estes dados foram adquiridos com a Policia Militar de Florianopolis.

Estes são apenas alguns dados, é possivel observar outros registros aqui.xlsx (14731)

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa Inglês sem Fronteiras abre vagas para estudantes, técnicos e docentes em 2015 

  Publicado por Thulyani Duarte Santos

    O Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrirá vagas em seus cursos presenciais para estudantes, técnicos-administrativos em Educação e professores da Universidade a partir de janeiro de 2015. O edital de abertura das inscrições para os cursos presenciais deve ser publicado até o fim de novembro. A participação é condicionada ao nível de proficiência do aluno, que será atestado por meio dos resultados dos exames de TOEFL (Test of English as a Foreign Language), o qual pode ser feito gratuitamente na UFSC.

    Os interessados devem inscrever-se para o TOEFL-ITP por meio do site: https://isfaluno.mec.gov.br/. As provas serão realizadas nos dias 22, 23, 29 e 30 de novembro.

    O primeiro curso presencial do IsF em 2015 será de curta duração, com início previsto para 19 de janeiro e término em 13 de fevereiro. Vários outros cursos serão ofertados: TOEFL, IELTS, Inglês oral, escrito, pronúncia, entre outros. As inscrições irão de 22 de dezembro a 12 de janeiro e poderão ser feitas pelo site no site https://isfaluno.mec.gov.br/. As vagas serão disponibilizadas somente para aqueles que puderem atestar seu nível de proficiência, seja pelo TOEFL-ITP ou pelo My English Online.

    A aplicação gratuita do TOEFL na UFSC é uma iniciativa do Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Secretaria de Educação Superior (SESu). A aplicação do TOEFL servirá, além de nivelamento para os cursos presenciais, como um diagnóstico da proficiência em língua inglesa na instituição. O objetivo é gerar dados para subsidiar ações de promoção à internacionalização das universidades brasileiras.

    A modalidade de TOEFL aplicada na UFSC é aceita nos seguintes países e programas de estudos no exterior: Polônia, Estados Unidos (Fullbright e NOVA), Bélgica (VLHUR e ARES), Suécia, Noruega, China, Hungria e Japão.

Mais informações: Programa Inglês sem Fronteiras – UFSC

(48) 3721-6222

Diretoria-Geral de Comunicação

 

Segesp realiza atividade do Novembro Azul com exame e palestra

Publicado por Thulyani Duarte Santos

A Unidade Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor (SIASS/UFSC), através da Divisão de Serviço Social – Atenção ao Servidor/DAS/SEGESP convida para participar das atividades do Novembro Azul – Prevenção ao Câncer de Próstata.

Atividades:

Aferição de Pressão Arterial e Teste de Glicemia

Dia 19/11/2014 (quarta-feira) das 8h30min às 12h

Local: Hall do CTC

Palestra: Saúde do Homem Maduro

Dr. Ivan Moritz – urologista

Tópicos: Câncer de Próstata – Vida Sexual e Andropausa

Dia 19/11/2014 (quarta-feira) às 11h

Local: Auditório da FEESC – CTC

Fonte: NOTÍCIAS DA UFSC. Segesp realiza atividade do Novembro Azul com exame e palestra. Disponível em: <noticias.ufsc.br/2014/11/segesp-realiza-atividade-do-novembro-azul-com-exame-e-palestra/>. Acesso em: 11 nov. 2014.

Avaliação do curso pelo guia do estudante 2015

Escrito por Thulyani Duarte Santos

    A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve 24 cursos, dos 45 avaliados, classificados com nota máxima pelo Guia do Estudante 2015 (GE), GE Profissões Vestibular 2015,  da editora Abril. A divulgação foi feita para os coordenadores dos cursos de graduação estrelados, para a reitora e para o pró-reitor de Graduação, já que o Guia só chegará às bancas no dia 10 de outubro. O GE, que realiza o ranking das melhores universidades públicas e particulares desde 2006, é uma referência para estudantes do ensino médio escolherem sua instituição de ensino. Dos 44 cursos avaliados no campus de Florianópolis e um no campus de Araranguá, 24 receberam a pontuação máxima de cinco estrelas (excelente), 16 receberam quatro estrelas (muito bom), e cinco obtiveram três estrelas (bom).

    Os cursos com cinco estrelas foram: Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Sanitária e Ambiental, Filosofia, Física, História, Jornalismo, Letras – que compreende os cursos de Secretariado Executivo em Inglês, Letras/Alemão, Letras/Espanhol, Letras/Francês, Letras/Inglês, Letras/Italiano, Letras/Libras e Letras/Português –, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Química e Serviço Social”

Fonte: 

UFSC. AVALIAÇÃO DO CURSO PELO GUIA DO ESTUDANTE 2015. Acesso em 20 set 2014.

 

Grade curricular do curso de Ciências Econômicas da UFSC

 Escrito por Henrique Kiyoshi Ishihara

    Veja a grade curricular do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Catarina através do download do aquivo (CURSO-DE-ECONOMIA1.pdf (211349)) ou pela imagem abaixo. Mais informações podem ser conferidas diretamente pelo site da UFSC, basta clicar neste link: https://cienciaseconomicas.paginas.ufsc.br/ .

    O curso de Economia, existe há mais de 66 anos na UFSC, surgiu antes mesmo da fundação da universidade. O curso possui 90 vagas por semestre, sendo 45 vagas no período diurno e 45 no noturno. O corpo docente conta com 28 doutores e 6 mestres. As incrições para o vestibular da UFSC já começaram e encerram nesta quarta, faça sua inscrição enquanto há tempo em:  https://php.coperve.ufsc.br/vestibular2015/inscricao/declaracao.php .

 

 

 

 

Dia dos professores! Parabéns querido mestre!

    

Escrito por Henrique Kiyoshi Ishihara   

    No dia 15 de outubro, comemora-se o dia dos professores, profissional que deve ser visto com muito prestígio! Grande parte da nossa vida cotidiana, passamos ao lado de professores! Não há como não criar um vínculo afetivo, diariamennte são compartilhadas histórias de nossas vidas! Choramos, damos risadas, compartilhamos desafios em geral e no final do curso, muitos dos professores acabam se tornando nosso conselheiros por toda a nossa vida! Se tornando peças chave nas decisões mais importantes da nossa carreira!  

    E para se comemorar este dia, a turma de Ciências Econômicas 2014.2 diurno, decidiu fazer uma surpresa ao querido Professor João Pedro, nosso orientador do Blog de Economia! Segue abaixo algumas fotos do coffe break! Parabéns João! 


outubro rosa: atividades da campanha na ufsc

 

Escrito por Thulyani Duarte Santos

 

"A Divisão de Serviço Social (DiSS) da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) da UFSC, em parceria com a Associação Brasileira dos Portadores de Câncer (AMUCC) realizará no dia 23 de outubro (quinta-feira) atividades de divulgação do Outubro Rosa durante o dia, incluindo uma palestra, às 15h, no auditório da Reitoria, como os seguintes temas “Qualidade de Vida, Direitos dos portadores de câncer, Câncer de Mama – fatores de risco”.

Mais informações com as assistentes sociais Lúcia e Simone (DiSS) no telefone (48) 3721-4270 ou com Cleuza (AMUCC) no telefone 3025-7185

 

Fonte: 

 

UFSC. Notícias. Acesso em: 20 set 2014. Disponível em: <https://noticias.ufsc.br/categoria/noticias/>.

 

 

Seminário Direito, Espaço e Território: A Disputa da cidade

Escrito por Paula Neves

    Com o intuito de debater de forma interdisciplinar a cidade e suas problemáticas, o PET Direito da UFSC apresenta o Seminário Direito Espaço e Território: a disputa da cidade, que será realizado entre os dias 29 e 31 de outubro no Auditório do Forum do Norte da Ilha, na UFSC (ao lado do CCJ), com a programação que segue:

QUARTA-FEIRA (29/10)

  • 13:30 Comunicações Orais
  • 18h00 Início do credenciamento
  • 18h30 Abertura oficial
  • 19h00 Painel de abertura - "A questão urbana no Brasil" - João Sette Whitaker
  • (FAU-USP) e Elson Manoel Pereira (Geografia - UFSC).


QUINTA-FEIRA (30/10)

  • 09h00 Mesa de Discussão "A cidade e a biopolítica"- Alexandre Nodari
  • 13h30 Comunicações Orais
  • 18h00 Conferência "A segregação espacial em Florianópolis" - Maria Inês Sugai (Arq. UFSC)
  • 20h00 Conferência "Território, Cidadania e a Disputa por Direitos" - Alexandre Fabiano Mendes (PUC-RJ)

SEXTA-FEIRA (31/10)

  • 09h00 Mesa de discussão: "A produção do espaço urbano e suas repercussões no âmbito do direito" - Leandro Gorsdof (UFPR) e Thiago Hoshino (MP-PR)
  • 13h30 Comunicações Orais
  • 19h00 Painel "O controle social na Cidade" - Marildo Menegat (UFRJ) - Vera Regina Pereira de Andrade (UFSC)
 

Fonte: 

PET DIREITO. Seminário direito, espaço e território: A disputa da cidade. Acesso em: 05 set 20014. Disponível em: https://petdireito.ufsc.br/seminario/.


 

ufsc oferece auxilio para manter estudantes

Escrito por Léa Cristina

        A Universidade  Federal de Santa Catarina (UFSC) possui uma das politicas de apoio universitario mais ativas dentre todas as universidades do pais. Os incentivos vão desde Bolsa Permanência e Auxilio Moradia até bolsa de extensão .

    Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) é a principal responsável pela permanencia e manutênção dos alunos na Universidade. Os beneficios oferecidos são: Bolsa Permanência; Auxilio Moradia; Auxilio Creche. A UFSC oferece mais de 1300 vagas em bolsas para estudantes de baixa renda, e ainda oferece beneficios que não estão inclusos nos auxilios, como isenção de passes do Restaurante Universitàrio (RU), da matricula dos cursos de línguas estrangeiras e da compra de materiais didádicos.

PRAE, o que é:

    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE é um órgão executivo central integrante da Administração Superior da Universidade Federal de Santa Cataria, criada com o objetivo de auxiliar o Reitor em suas tarefas executivas, especialmente em programas e projetos voltados à política estudantil. No momento a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis é Denise Cord  e o Pró-Reitor Adjunto, Mauricio Mello Petruchio.

Atribuições do PRAE:

-  Coordenar a execução das ações inerentes à política de assuntos das normas pertinentes;

-   Propor e acompanhar a execução de ações da política de assuntos permanência e a conclusão do curso de graduação presencial, nas seguintes áreas: moradia estudantil; alimentação; transporte; assistência à saúde; inclusão digital; cultura, esporte e lazer; apoio pedagógico; movimentos estudantis e políticas sociais;

-  Desenvolver estudos e projetos visando à melhoria administrativa, o desenvolvimento organizacional e o aprimoramento de gestão, relacionados à política de assuntos estudantis

-   Planejar, coordenar e avaliar a execução das atividades inerentes aos planos, programas e projetos vinculados à política de assuntos estudantis;

-   Estimular a implementação de planos, programas e projetos junto à comunidade estudantil;

-  Manter intercâmbio com outras entidades, visando ao desenvolvimento de atividades e serviços de interesse da comunidade estudantil;

-  Propor e desenvolver políticas de benefícios da Universidade, dirigida à comunidade estudantil;

-   Propor à autoridade competente a formalização de convênios a serem celebrados com outros organismos, quando relacionado à sua área de atuação, procedendo ao seu acompanhamento;

-  Apoiar e divulgar a realização de eventos de interesse da comunidade estudantil;

-   Emitir portarias e outros atos administrativos que se façam necessários à consecução das atividades da respectiva área;

-   Executar outras atividades inerentes à área ou que venham a ser delegadas pelo Reitor.

Fonte: 

Bolsas de estudo UFSC. Noticias UFSC. acesso em 22 de outubro de 2014. Disponivel em: <noticias.ufsc.br/2011/08/ufsc-oferece-varios-auxilios-para-manter-estudantes/>.

 

Recepção aos calouros

Escrito por Thulyani Duarte Santos

    No último sábado (30), aconteceu no campus, a gincana para recepção dos calouros dos cursos do Centro Sócio-Econômico (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais) e do Centro de Ciências Jurídicas (Direito). Com o objetivo de integrar os alunos de uma forma divertida. O evento foi organizado por uma coordenação, com integrantes de todos os cursos. As provas foram recreativas e conseguiram unir as equipes de cada curso. Destacamos que é possível fazer uma boa recepção, sem trotes violentos e ofensivos. 

 

Na foto: alguns calouros do curso de economia, juntamente com a reitora da UFSC, Roselane Neckel

 
 

 

ciências econômicas

Escrito por Thulyani Duarte Santos

 

O site guia do estudante (guiadoestudante.abril.com.br/), fornece muitos dados para quem está em dúvida do que prestar no vestibular. No site você encontra testes vocacionais, dicas de estudos, as melhores universidades, um resumo sobre os cursos entre outras infomações. Há também revistas do guia, divididas por disciplinas e que ajudam bastante na hora de estudar para o vestibular e enem. Gostaria de destacar aqui, o programa "Na Real", que mostra o cotidiano de uma pessoa já graduada e que trabalha na sua área de formação. Abaixo segue o vídeo do programa sobre o profissional de ciências econômicas

 

Fonte:

ABRIL. Guia Estudante. Acesso em: 23 set 2014. Disponível em:

 

Inscrições para AÇÃO JÚNIOR encerram amanhã, dia 27 de agosto

 

 

Escrito por Henrique Kiyoshi Ishihara

    Está cansado de estudar conteúdo teórico e não colocá-los em prática? Quer adquirir experiência para o mercado de trabalho, porém nunca trabalhou antes? Gosta de um ambiente desafiador e propor ideias inovadoras? Se você respondeu sim para uma das três ultimas perguntas, você deve se inscrever para o processo seletivo da AÇÃO JÚNIOR!

    A AÇÃO JÚNIOR é uma empresa real, composta e gerida exclusivamente por estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que solucionam problemas de micro e pequenas empresas da grande Florianópolis. Os membros da empresa prestam consultorias socioeconômicas nas áreas de Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Comércio Exterior.

    Para se inscrever basta acessar o link facebook.com/acaojr ou preencher umas das fichas de inscrições que são distribuídas pelos membros nos corredores da UFSC. As inscrições se encerram amanhã dia 27 de agosto e todo semestre selecionam novos membros do CSE.

    Saiba mais acessando: acaojr.com.br

Fonte:

AÇÃO JUNIOR. Sobre. Disponível em: <www.acaojr.com.br>.

 

Contato

Café com Economia cafeufsc@outlook.com